segunda-feira, 28 de setembro de 2009

ENTREVISTA AO JAY-Z [PT. 1]


A super estrela Jay-Z é um artista de hip-hop e empresário. O magnata da mídia ganhou nove prêmios Grammy e nove MTV Video Music Awards. Ele é o fundador da Roc-A-Fella Records e da marca de roupas Rocawear, e ele é o ex-CEO da gravadora Def Jam. Hoje, Jay-Z também é co-proprietário do New Jersey Nets clube de basquetebol e é casado com a cantora-sensação Beyonce.

Em 2003, ele se reconciliou com o pai, Adnes Reeves, pouco antes da morte de Reeves. Nesse mesmo ano, ele começou a colocar sua fortuna para caridade , criando fundação Shawn Carter, quem e concedido bolsas de estudos para jovens carentes e ex-presos que esperam ingressar na faculdade. Em 2006 ele juntou-se as Nações Unidas para aumentar a consciência jovens e do mundo da escassez de água em todo o mundo. E em 2008, após seis anos de namoro, ele se casou com a cantora Beyoncé Knowles. Lidera quase todas tabelas do mundo com o seu novo álbum "The Blueprint 3".
É também responsável por carreiras como Ne-Yo, Rihanna, Kanye West, The Dream, e tantos outros. Em entrevista para revista Oprah ele falou de Beyonce, drogas, seu Pai, sobre a palavra N e muito mais. Acompanhe a entrevista traduzida e adaptada em português que Oprah Winfrey Teve em Brooklyn, bairro daquele, que é considerado um exemplo a seguir pelo rappers, Jay-Z.

Oprah: Todos nós carregamos memórias que são acionados quando voltamos a uma casa de infância. Quais são suas melhores lembranças daqui?

Jay-Z: a lembranças são imensas: é aqui onde eu aprendi a andar de bicicleta. Eu aprendi a andar a que tinha dez velocidades quando eu tinha 4 ou 5 anos. Meu tio me deu a bicicleta.

Oprah: Você poderia montar bicicleta com dez velocidades quando tinhas 5 anos ?

Jay-Z: eu era muito pequeno e tinhas os pés pequenos para alcançar os pedais, então eu coloquei as minhas pernas com o V da moldura. Eu era famoso. A criança que poderia montar a bicicleta dez velocidade.

Oprah: Uau. Isso é uma grande memória. Tem mais alguma ?

Jay-Z: O barco. Por alguma razão, havia um barco abandonado neste bloco. Nós costumávamos brincar sobre ele o tempo todo, todo dia.

Oprah: Você sabe, eu também cresci pobre, mas rural e pobre é diferente . Você sentia pobre?

Jay-Z: não de todo . Provavelmente a primeira vez que estava na escola quando eu não poderia ir com um novo tênis. Nós não tivemos refeições em condições , mas nós nunca ficamos sem comer . Comemos um monte de frangos. Porque o frango era barato , nos tivemos tantas refeições com frango , era tudo frango. Até hoje, só posso comer pequenos pedaços se não já me causara em enjôos.

Oprah: Isso é muito frango na vida (risos) . Então, quando você tinha 5 anos , sua família mudou-se para os subúrbios de Marcy e, em seguida, deixa de ver o seu pai quando tinha 11 anos. Quando você olhar para trás, e vê o que aconteceu, quando tinhas 11 anos como você sente?

Jay-Z: Com raiva. De todas a situação. Porque quando você está crescendo, seu pai é seu super-herói. E eu perdi o amor de alguém que você não quer nunca perder, e você nunca quer experimentar a dor novamente. Então, eu me lembro apenas sendo realmente tranquila e muito frio. Eu carregava esse sentimento ao longo da minha vida, até que me encontrei com o meu pai antes de morrer.

Oprah: Uau. Eu nunca ouvi uma frase de um homem assim. Você sabe, eu fiz muitos programas sobre o divórcio, e o crime real é quando as crianças não são contadas. Eles simplesmente acordam um dia e seu pai está desaparecido. Isso aconteceu com você?

Jay-Z: Disseram-nos que os nossos pais iriam separar-se, mas os motivos não foram explicados. Minha mãe preparou-nos mais do que ele fez. Eu não acho que ele estava pronto para esse nível de discussão e de emoção. Ele era um homem que era muito independente de seus sentimentos.

Oprah: Você quis saber por que ele deixou?

Jay-Z: Eu resumi tudo que eles não estavam se entendendo. Houve muita discussão.

Oprah: E você sabia que você estava com raiva?

Jay-Z: sim. Também me senti protetor da minha mãe. Lembro-me de lhe dizer: "Não se preocupe, quando eu crescer, eu vou cuidar disso." Eu senti como eu tinha que acelerar. Eu tinha 11 anos, certo? Mas eu senti que tinha que fazer a situação melhorar.

Oprah: Como foi que mudou?

Jay-Z: Isso me fez não expressar meus sentimentos. Eu já era um garoto tímido, e isso fez-me um pouco solitário. Mas também me fez independente. E mais forte.

Oprah: Eu li que quando tinha 12, você atirou em seu irmão no ombro. O seu pai que estava saindo teve alguma coisa ver com isso? Será que o menino cheio de raiva ajudou você disparar sobre o seu irmão ?

Jay-Z: Sim, e meu irmão estava lidando com um monte de demônios.

Oprah: Quantos anos ele tinha?

Jay-Z: Cerca de 16. Ele estava fazendo muitas coisas ruins . Ele estava levando o a mobília l de nossa família. Eu era o mais novo, mas eu senti que precisava proteger a todos.

Oprah: Era uma família disfuncional?

Jay-Z: Olhando para trás, acho que foi completamente disfuncional. Mas eu não tenho esse sentimento até que eu comecei adolescência, quando vivíamos nos subúrbios de Marcy.

Oprah: Como você foi na escola? Ouvi dizer que quando você estava na sexta série, que testou entrar para o 12 º ano.

Jay-Z: Eu estava entediado e distraído.

Oprah: Você não gostou nada da escola?

Jay-Z: Eu amei Inglês.

Oprah: Eu sei você gosta de ler agora. Livros foram parte de sua infância?

Jay-Z: Não. Eu não me lembro disso.

Oprah: E eu pensei que tínhamos muito em comum!

Jay-Z: Eu sonhava muito.

Oprah: sobre o que?

Jay-Z: jogar basebol e basquete. Eu levei a minha mente para fora do meu ambiente, ao ponto onde eu não estava prestando atenção ao que estava acontecendo ao meu redor. Eu continuo a fazer isso agora.

Oprah: Você não escutavas as lições das aulas, você não leu os livros e você ainda fez teste para entrar como um aluno da 12 serie(classe). Você deve ter um QI elevado, naturalmente.

Jay-Z: Ou, eu sou um idiota inteligente.

Oprah: Então, quando você começou a fazer rap?

Jay-Z: Eu provavelmente comecei por volta dos 9 anos -mas eu estava apenas brincando.

Oprah: Foram os rappers em seu bairro seus modelos para seguir com a carreira de rap ?

Jay-Z: Os traficantes foram meus modelos. Rappers não tinham sucesso so ainda. Eu me lembro da primeira vez que vi o Sugarhill Gang no Soul Train. Eu tinha 11 ou 12. Como é que eles aparecem na TV nacional?" E então, quando eu era um pouco mais velho, um rapper do bairro teve um contrato de gravação. Fiquei chocado. "Eles estão dando-lhe dinheiro para fazer isso?" Devido a essa altura, a música tomou conta de todo o bairro. Assim como crack tinha antes, agora essa música tinha tomado conta. Todo mundo era ou DJ ou rappava .

Oprah: E rap veio naturalmente para você?

Jay-Z: Foi um presente. Eu tinha um caderno cheio de material. Foi apenas uma coisa improvisada, alguém encontrou alguns papéis, coloque um clipe de papel sobre eles, e me fez um notebook.

Oprah: Por favor, me diga que você ainda tem esse notebook.

Jay-Z: eu espero.

Oprah: Então me diga como você entrou no tráfico de drogas.

Jay-Z: Era natural. ...

Oprah: Porque os traficantes de drogas foram seus modelos. Não havia um professor ou um advogado ou um enfermeiro ou um médico ou um contador no bairro?

Jay-Z: Os traficantes acabavam sendo os heróis dos garotos, já que não havia professores, médicos ou qualquer outro profissional negro morando no bairro Bem, nós estávamos vivendo em Marcy até então, "Caso as pessoas se tornassem algo na vida, eles se mudavam e nunca mais voltavam para compartilhar sua sabedoria. É por isso que eu sempre disse que ia ser bem sucedido, para poder voltar lá e mostrar o que se pode fazer”,

Oprah: Então você não teve positivo modelo de negros ?

Jay-Z: Só a minha mãe. Ela trabalhava em dois empregos e não o que ela queria mas tinha que fazer isso por nos tinha que fazer por nós.

Oprah: Será que você aspirava a ser um traficante de drogas?

Jay-Z: Bem, não. Ninguém quer ser um traficante de drogas. Você não quer trazer problemas para a porta de sua mãe, mesmo que isso é o que você está fazendo. Você aspira o estilo de vida que você vê ao seu redor. Você vê o BMW verde, o carro mais bonito que você já viu. Você vê as armadilhas do tráfico de drogas, e ele desenha pra dentro

Oprah: Quantos anos você tinha quando você se envolveu?

Jay-Z: Talvez 13.

Oprah: Você percebe que poderia custar-lhe a sua vida?

Jay-Z: Em minha mente, que não estava se arriscando muito. Você pensa: "Se eu estou vivendo como este, eu vou arriscar qualquer coisa para conseguir mais. Qual é o pior que poderia acontecer?"

Oprah: Você podia morrer.

Jay-Z: Sim, mas você não pensa nisso na altura.

Oprah: você viu pessoas a levarem tiros?

Jay-Z: Definitivamente, eu vi um homem a levar um tiro quando eu tinha 9 anos. E ele nem sequer era um homem mau. Seu nome era Benny. Ele foi a pessoa que nos levaria a jogar beisebol. A gente sempre acreditou que poderia ter feito isso para as majors. Ele era muito bom. Um homem foi persegui-lo e então eu ouvi um tiro e vi-o no chão.

Oprah: É irônico é que você, é um traficante de drogas, não podia confiar os homems da indústria fonográfica, como se não tivessem integridade!

Jay-Z: Exatamente.

Oprah: Como você define a integridade?

Jay-Z: Como fazer a coisa certa.

Oprah: Portanto, não há honra entre ladrões e traficantes de drogas.

Jay-Z: Eu nunca entendi que dizer. Porque os ladrões, sabe -

Oprah: Eles são ladrões.

Jay-Z: Eles são ladrões.

Oprah: Você não pode confiar neles.

Jay-Z: certo . Mas nas ruas há um certo nível de respeito. Se dois traficantes de drogas mais de um certo nível, elas mostram um certo respeito quando vêem uns aos outros. É mau negócio para eles serem rivais.

Oprah: Significando que há uma hierarquia nas ruas.

Jay-Z: É claro.

Oprah: Bem, como você decidir deixar as ruas para ir para o lado bom?

Jay-Z: Comecei a ver as pessoas indo para a cadeia e a serem mortas, e à luz lentamente se aproximou. Eu era como, "Esta vida não tem final feliz."

Oprah: Isso é tão fascinante para mim. Porque o crack teve efeito negativo com a comunidade, os traficantes de drogas foram uma parte disso. Quando você estava lidando, você não se via como uma parte do problema?

Jay-Z: Não enquanto eu estava na mesma. Eu não sabia o que estava a ter efeito sobre a comunidade. Costumávamos dizer o tempo todo: "homem, sua vida está toda desarrumada, ela costumava ser tão bonita. Ela estava bem há seis meses. Olhe para ela, está acabado". Mas você nunca pensou que contribuíram para isso.

Oprah: Como isso é possível?

Jay-Z: Você está apenas nela. Então, no fundo, e tão jovem, que nunca esse tipo de introspecção acontece. É apenas uma vida. E é rápido.

Oprah: Olhando para trás nessa hora, você tem arrependimentos?

Jay-Z: Bem, qualquer pessoa é responsável pelo conhecimento que eles sabem, né? Então, é claro que eu faço, agora, sabendo. Mas na época eu não tinha conhecimento do mesmo.

Oprah: Foi apenas uma forma de vida. Uma forma de sobrevivência.

Jay-Z: Para ser honesto, eu não posso dizer isso. Nesse ponto, foi além da sobrevivência. Eu fui bem sucedido. Não era como eu estava fazendo isso para alimentar a minha família mais. Eu estava comprando carros e jóias e coisas assim. Eu tinha me tornado viciado no estilo de vida.

Oprah: Quantos anos você tinha quando percebeu que a vida não tinha bom final?

Jay-Z: Cerca de 20. Eu estava tentando fazer a transição das ruas para o negócio da música, E eu comecei a perceber que eu não poderia ser bem sucedido até que eu deixe a vida das rua . Minha mãe sempre me ensinou, você sabe os meninos ouvia suas mães muito, ela dizia que tudo o que você colocar em alguma coisa é o que você vai conseguir sair dela. Isso foi um salto de fé para mim.
fonte:ResvistaPlatina

2 comentários: