quarta-feira, 22 de julho de 2009

ENTREVISTA AO DON-G

O meu tropa Cenas!!! fez uma entrevista ao Don G do grupo Força Suprema, "roubei" as cenas ao Cenas (rsrsrs) e já postei aqui.

Queria que fizesses uma pequena introdução tua. Cenas tipo:
Nome completo: Walter da Silva Carlos
Data de nascimento: 18.01.83 (26 anos)
Residente (*apesar que todos já sabem, rsrs*): Residente em Portugal, Linha de Sintra (Zona dos Índios)
Nível acadêmico: 10° ano
Estado civil: Solteiro
Filhos: 2

Porque Don G?? Como entraste nessa cena de Hip Hop??
Desde que comecei a dar os primeiros passos no Rap os rapazes da zona deram-me esta alcunha. G por causa do futebol, e o DON já da música, então ligou se e ficou Don-G. Já ouço Rap a relativamente a 12 anos por influência de amigos, mas principalmente porque notei que se podia fazer coisas boas em português. Sem sombra de duvidas as maiores influencias que tive foram: Boss AC, Black Company, Kriss Kross e etc...

Quem é o Don G fora do Rap Game?? Exerces alguma profissão??
Uma Pessoa extremamente normal. Pai, marido, amigo, irmão e filho.Além da música só biznos na street que não adianta citar.

Como caracterizas o Rap que fazes??
Diferente. Acho que é um pouco vulgar.Costumo dizer que não sou diferente sou a diferença.

O Rap te tem te proporcionado a alegria que sempre desejaste??
Duma maneira geral sim. Faço o que gosto, o pessoal acarinha e dá para pagar algumas contas com o dinheiro do Rap.

Em muitas redes de TVs, vemos debates sobre a legalização da famosa "Mariana".O que achas acerca disso?? Quais os pontos positivos e negativos que alcançariam caso ela fosse legalizada?? És a favor ou contra??
Sou a favor que legalizem drogas leves para maiores de idade, obvio.Se vivemos em democracia acho que somos livres de fazer e gostar do que bem entendermos (Direitos para todos e deveres só para alguns).

O teu álbum recentemente lançado... Como o descreves??
1 Passo á frente acho que o nome diz tudo.

Ele causou o BUMMM que esperavas??
Creio que primeiro fiz aquele álbum para mim, só depois pensei no resto do mundo. Mas duma maneira geral a aceitação foi positiva, e a reedição está para breve.

Qual o feedback que tens recebido com relação ao teu álbum?? As pessoas têm conseguido criticar-te??
O feedback tem sido positivo, realçar uma dica do meu tropa Dji Tafinha "Eu agrado a gregos e troianos, mas em épocas diferentes"...

Qual música nele que sentiste mais ao escreveres??
Todas duma maneira geral, mas talvez "violência domestica", pois é uma realidade viva no seio das pessoas que me rodeiam e do lugar onde vivo.

Para quando o lançamento oficial em Angola??
Logo que existirem condições credíveis estaremos lá, com certeza absoluta.

Faz parte dos teus planos a divulgação e/ou distribuição dele em mais países da Lusofonia??
Sim. Sinto que os músicos não podem se limitar, logo que houver oportunidade vamos explorar outros mercados.

Acreditas que os Street Niggaz estariam em termos de reconhecimento onde estão hoje, se vivessem em Angola??
Eu acho que nos é que criamos o nosso berço, independente do lugar que estamos ou vivemos. A entrega a musica seria da mesma forma, consoante o habitat temos que nos adaptar.

Pela internet (no vosso blog com vídeos, fotos), pela Tv e muito mais, vemos que os SN têm dado mesmo karga na Tuga.Qual o motivo de ainda não conseguirem dar a mesma karga em Angola?? Existe muita diferença do Rap consumido na Tuga e o que se consome em Angola??
O mercado angolano é totalmente diferente do português ou do pretogues. Nos só fazemos o que sentimos e vivemos. É só isso que colocamos nas nossas musicas. Não vale a pena dizer que tenho um jaguar quando não o tenho, por isso as coisas foram construídas assim só estamos a dar seguimento a um sonho antigo (reconhecimento).

Vocês, acredito eu, influenciaram muito com o vosso estilo. Agora vemos muitos Street Niggaz. Até que ponto a vossa influência pode ter sido negativa para eles??
É bom saber que temos pessoas que nos acarinham e que nos vêem como referência. Agora a parte negativa já é complicada, porque cada street é uma street. É diferente ver a olho nú e ver pela janela.

Das muitas mixtapes que vocês têm lançado, qual te deu mais orgulho de ter participado??
Não existe nenhuma especifica entrego me a todas de corpo e alma.

Achas que o vosso Rap é má influencia para os jovens, com algumas letras um tanto agressivas que vocês fazem?? Achas que vocês fazem apologia ao crime??
Como disse la em cima, isso é o que somos, a vida tem coisas boas e más, e então é isso que ponho na minha musica. Se realmente influencia para o negativismo é algo que não conseguimos controlar, todos somos livres de fazer aquilo que queremos, e ver o que é certo e o errado. Apologia ao crime não. Só nos defendemos como podemos (são os códigos das ruas).

Pensas em voltar a viver em Angola??
Por enquanto não, estou estável cá em Portugal.

Qual o próximo passo que queres dar na tua carreira??
Reconhecimento... E poder estar com grandes músicos, fazer grandes participações, só assim é que crescemos como homens e como músicos, com quem realmente esta cá a mais tempo.

Quais rappers desejas trabalhar algum dia??
Gabriel pensador, Boss AC, Racionais MCs. Do resto não vejo ninguém.

Notei que abandonaram o vosso site para dedicarem-se ao blog. Achas que os blogs vieram (também) para ajudar e facilitar muito a divulgação do Rap??
Acho que sim, desde que dê pra divulgar o nosso trabalho é o mas importante.

Para fechar, considerações finais e shout it outs??
Agradecer desde já o convite para poder deixar cá a minha marca no vosso blog (CenasQueCurto). A todos amantes da minha musica, aos street niggaz, a força suprema.. One love. Sem vocês isso não seria possível obrigado pelo carinho incondicional, Don-G...
fonte: Cenas Que Curto

Para quem ainda não tem o single do álbum "1 Passo a Frente" do Don G, click aqui para download.

Sem comentários:

Enviar um comentário